terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Ensinar com amor e respeito

Ao longo de minha vida, tenho observado o papel do professor de dança.
Infelizmente, minhas observações não conduzem a uma conclusão nada favorável.
Pessoas despreparadas são a todo momento, lançadas diante , principalmente, de crianças, a fim de ensiná-las .
Mas ensinar a dançar, a princípio não deveria ser a finalidade principal, mas sim, promover o contato consigo mesmo, descobrir-se, despertar a consciência do movimento e das sensações e sentimentos.
Dançar é uma salada deliciosa, ora salgada, em sua técnica e suas exigências estéticas, ora doce, em sua espontaneidade , graça e alegria!
O educador do movimento , chamado singelamente de professor, será a base dessa lenta construção.
Tenho visto, sobretudo, pessoas doentes emocionalmente conduzindo alunos a desesperadora busca de algo que nenhum dos dois sabe ao certo para que lhe servirá.Buscar perfeição desmedida, padronizar bailarinos desconsiderando seu físico, sua história pessoal, seus anseios ...é algo que beira o insano.
Os alunos assim forçados a seguir rígidos padrões, obviamente, com o passar do tempo, terminam por abandonar a linda viagem pelo ballet.
Decidida a me policiar e evitar que faça como tantos profissionais nesta área, foquei piruetas, saltos, pliés, e tudo mais, na alegria de executá-los, na plena alegria de estar em contato com a dança .
Amar aquele instante, amar quem está sedento em aprender, amar ensinar...
No entanto, compreender que como seres humanos, carecemos de paciência, ternura, conhecimento e RESPEITO !
Só assim, acredito que alguém possa aprender a dançar e , principalmente, SER FELIZ!!!!


Quais aulas ofereço e onde

Ballet Clássico Infantil
Incentivar a criança a descobrir-se , a cuidar de si e promover o contato com sua expressividade, por meio de uma didática funcional e responsável.

Formação na Metodologia Inglesa
O aluno tem a opção de formar-se, por meio da metodologia da maior escola de Ballet do mundo, a  Royal Academy of Dance of London.Aulas particulares ou em grupo.

Aulas de ponta e repertório
Desenvolvo um trabalho sério e personalizado que traz ao aluno a oportunidade de focar objetivos e conquistar seus sonhos , de forma livre e prazerosa.Particulares ou em grupo.

Ballet adulto iniciante
Sem limite de idade, as aulas focam a consciência corporal, o aprendizado de acordo com as limitações e o prazer em realizar sonhos.

Contemporâneo
A dança sendo trabalhada de forma criativa e espontânea , mesclando técnicas modernas de dança e liberdade de movimentos.

Onde fazer aulas :
Studio de Dança do Ventre Lídia Kardash
Av Atlântica, 2954, Interlagos, São Paulo, SP
Tels: 2829-3664 / 9458-0195

2 comentários:

  1. Muito bom o texto! Completamente verídico!

    ResponderExcluir
  2. Olá, muito prazer!
    Foi em uma busca ansiosa no google que achei seu blog e esse texto que expressa sua metodologia de ensino, baseada no amor e no respeito. Fiquei tranquila em saber que nem todas as professoras de balé precisam agir com rigidez como desculpa para grosseria! Infelizmente hoje mesmo voltei muito perturbada de minha aula de balé. Fiquei muito triste ao presenciar a atitude da professora com uma das alunas. Seu semblante expressava uma condenação apavorante ao passo que suas palavras revelavam muita estupidez! Isso tudo porque a aluna havia faltado uma aula por estar muito doente. E o pior é que estou falando de balé iniciante... Procurei fazer aulas de balé esse ano porque sempre me encantou a graciosidade, a delicadeza e formosura demonstrada pelas bailarinas no palco. No entanto, fico muito decepcionada ao perceber que isso, na maioria dos casos, é somente ilusão e aparência. Por trás da fantasia e do sorriso, há muita pressão e cobrança totalmente desprovidas de ética profissional! Fico muito chateada com isso e estou muito desanimada e continuar essa carreira. Acho que tudo que ensinamos deve vir acompanhado de amor, pois ensinar é um ato de amor, estejamos ensinando balé ou qualquer outra coisa! Não salientam muitos profissionais do balé a importância de se dançar com a alma? Pois então, como dançar bonito se alma se sente triste e está sob pressão?
    Muito obrigada pelo espaço e por ler meu desabafo!

    ResponderExcluir